top of page

Folclore Brasileiro

Boitata.png

É um ser místico identificado como uma cobra de fogo com olhos de chamas, ele protege os campos dos criminosos que tentam incendiar o lugar, podendo se transformar em um tronco em chamas também.

Boitatá

Sem título-1.png

Ser místico que vive em florestas, ele é negro e possui uma perna somente. É travesso e prega peças nas pessoas. Ele utiliza o redemoinho como forma de levantar folhagens, quando esse fenômeno acontece se torna possível  capturá-lo, jogando uma peneira no meio, após o ato deve aprisionar ele em uma garrafa.

Saci Pererê

cuca.png

É um ser místico com aparência de uma  velha corcunda e enrugada, porém Monteiro Lobato trouxe ela em formato de jacaré de cabelos louros. Cuca sequestra crianças desobediente, entrando em suas casas e levando aquelas  que não dormem na hora certa e são inquietas.  

Cuca

curupira.png

Curupira

Ser místico de baixa estatura com cabelos vermelhos e pés ao contrários. Ele protege as floresta contra caçadores e aqueles que derrubam as árvores. Os indígenas possuíam grande medo de Curupira, eles davam oferendas a ele. Para fugir dele, precisa amarrar um nó em um cipó. 
iara-8.png
É um ser místico representada por uma sereia com traços indígenas muito bonita da qual utiliza de sua linda voz para atrair homens que estão nas margens do rio para levá-los debaixo d’água.

Iara

bottom of page